Quando você pensa em sustentabilidade, você pensa em meio ambiente?


Se a resposta foi sim, você não está totalmente enganado, de fato há uma relação muito forte entre sustentabilidade e meio ambiente, mas a abrangência do termo é muito maior e vamos explicar aqui.

Sustentável é uma palavra que tem origem no latim, sustentare e que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar. De forma resumida, podemos entender a Sustentabilidade como algo que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades.

O conceito de Sustentabilidade se traduz em maneiras de agir em relação à natureza e à sociedade para conseguir se conservar economicamente, gerando o mínimo de impactos negativos possíveis. Ele se pauta em três importantes pilares(i) economicamente viável, (ii) socialmente justo e (iii) ecologicamente correto.

Mais recentemente os esses três pilares se tornaram mundialmente conhecidos pelas siglas em inglês ESG (Environmental, Social and Governance), traduzidas por o português como Ambiental, Social e Governança.

Assim, além das questões relacionadas ao meio ambiente, estão presentes medidas práticas para se construir uma sociedade mais justa, que respeita os direitos humanos, que busca reduzir as desigualmente e desequilíbrios, que foca em respeito às pessoas, à inclusão e diversidade, bem como preza pela perenidade e longevidade das organizações.

De modo geral, a sustentabilidade busca harmonizar os aspectos ambiental, social e econômico e é esse tripé que tratearemos neste canal.