ECONOMIA VERDE


ECONOMIA VERDE

Programa de iniciativa da DPaschoal voltado à sustentabilidade, com intuito de auxiliar o cliente a economizar na manutenção do veículo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. O Programa, lançado em 2007, é o equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção ambiental.

A DPaschoal vai além do cumprimento às normativas ambientais: integra uma gama de ações sustentáveis às estratégias de negócio. As práticas do programa  Economia Verde, por exemplo, estão totalmente alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, especialmente ao ODS nº 12: Consumo e Produção Responsável.

A DPaschoal é pioneira na contribuição para o consumo consciente e racional de recursos, enfatizando a importância de trocar pneus e peças automotivas apenas quando necessário, através do conceito Medir e Testar antes de Trocar.

Dentro do contexto da Economia Verde, destacam-se as práticas de gestão e destinação de resíduos sólidos gerados quando da real necessidade de manutenção dos veículos.  Desde o lançamento do Programa, há 13 anos, as práticas sustentáveis na gestão de resíduos puderam avançar além do cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (2010), como também integrar ações aprimoradas de gerenciamento, como a Economia Circular, que reinsere o resíduo nos processos produtivos para seu reaproveitamento para somente depois ser reciclado.

Destaca-se também a atuação da DPaschoal por meio de programas de educação e de melhoria contínua para promoção do correto gerenciamento dos resíduos, de modo a contribuir efetivamente com a sociedade através de suas práticas pautadas na sustentabilidade. Com foco na Economia Verde, as lojas DPaschoal possuem adequada área de resíduos, devidamente identificada e mantida, na qual são acondicionados os resíduos gerados nas operações até sua coleta e posterior destinação ambientalmente correta.

Em constante evolução, a empresa tem buscado revisitar seus processos dentro do práticas de gestão ESGEnvironmental, Social and Corporate Governance – que traduzindo para o português, são os três pilares de Ambiental, Social e Governança Corporativa.

A visão de sustentabilidade passa pela análise de sobrevivência do negócio como um todo e, dentro do escopo de meio ambiente, temos o desafio impositivo de que os recursos ambientais são finitos.  Dentro da estrutura de gestão ambiental, a revisão do processo de gerenciamento de resíduos sob o prisma da Economia Circular nos mostrou que o programa Economia Verde, continua atualizado e conceitualmente aderente as modernas práticas de consumo consciente e sustentável e prestando serviços ecologicamente corretos.

Clique no link abaixo e conheça um pouco mais do Economia Verde da DPaschoal