FUNDAÇÃO EDUCAR


A Fundação Educar foi criada em 1989 e é o investimento social privado do Grupo DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica.

Para que a cidadania plena seja exercida é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades e desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo através da leitura. Por isso, elegemos cinco eixos de atuação que oferecemos à sociedade: o Educar para o Protagonismo, o Educar para Ler, Educar para empreender Cooperar com o Social e SER Educar.

 

Educar para o Protagonismo

O eixo Educar Para o Protagonismo tem como desafio auxiliar as pessoas a se reconhecerem protagonistas e desenvolverem suas habilidades socioemocionais, fundamentais para seus projetos de vida e para que possam contribuir positivamente com a nossa sociedade. Projetos:

Academia Educar: formação de jovens de 13 a 17 anos, estudantes de escolas públicas, em jornada de oficinas e projetos-desafios que desenvolvem habilidades socioemocionais. Utiliza metodologia com base no ‘protagonismo juvenil’ do Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e nos Quatro Pilares da Educação – Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer – estabelecidos pela UNESCO no Relatório “Educação do século 21: um tesouro a descobrir”.

Academia Educar em Rede: amplia o impacto da Academia Educar, leva a metodologia do protagonismo juvenil para outros espaços, fortalece parcerias e correaliza percursos educativos em diversos projetos.

Formação de Educadores: com base nos resultados positivos da atuação com adolescentes, compartilhamos nossa experiência para inspirar mais profissionais a aplicarem práticas de protagonismo juvenil como estratégia educativa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de cidadania.

Educar para Ler

O eixo Educar para Ler tem como objetivo contribuir com o acesso a livros infantojuvenis e promover a contação de história como ferramenta para compartilhar conhecimentos e valores. Projetos:

Leia Comigo!: projeto de incentivo à leitura criado em 2000 para estimular o gosto pela leitura e democratizar o acesso ao livro. Para isso, atua com a edição, publicação e distribuição gratuita de livros infantojuvenis em todo o Brasil.

Além do Encantamento: promove oficinas de contação de história como ferramenta para compartilhar conhecimento e valores e disponibiliza apostilas e vídeos com tutoriais que ensinam como montar e utilizar os recursos para ilustrar o momento da contação.

Educar para Empreender

No eixo Educar para Empreender estimulamos o desenvolvimento do empreendedorismo para despertar o protagonismo e gerar transformação socioeconômica. Projeto:

Trote da Cidadania: fomenta o voluntariado, estimula o desenvolvimento do empreendedorismo social em atividades realizadas com a comunidade, despertando o protagonismo de jovens universitários e o envolvimento em ações cidadãs.

SER Educar

No eixo SER Educar, a Fundação Educar compartilha sua experiência em responsabilidade social e atua junto às empresas da Companhia DPaschoal construindo ações para fortalecer os valores do Jeito de SER DPaschoal: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade (SER). Projeto:

SER Voluntário: projeto de voluntariado corporativo realizado junto às empresas do Grupo DPaschoal em parceria com a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO). Tem como objetivo engajar colaboradores e familiares, incentivar a solidariedade, promover e reconhecer boas práticas de cidadania, com oportunidades para voluntariado durante todo o ano.

Cooperar com o Social

O eixo Cooperar com o Social visa fortalecer vínculos, mobilização em rede e parcerias com demais atores engajados na transformação social e em busca por soluções frente aos desafios sociais do país. Parceiros/Associações da Fundação Educar: Fundação FEAC, Todos pela Educação, Instituto Padre Haroldo, APF, GIFE, etc.